SAÚDE:

Apresentação:
O Curso de Especialização Latu Sensu em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família é uma iniciativa das Faculdades FAVENORTE, no intuito de aprimorar a formação de recursos humanos de excelência no âmbito do SUS, na atenção, gestão, avaliação e consultoria, com objetivo de atender às necessidades da Saúde Coletiva e da Atenção Básica na região.
Duração: 12 meses
Carga horária: 360 horas
Certificação: O curso é autorizado pelo Ministério da Educação-MEC, pela Portaria nº 1.663/2006, com validade em todo o território nacional e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 8 de junho de 2007 e do Decreto Federal nº 5.622 de 2 de dezembro de 2005.
Modalidade de ensino: Presencial com conteúdos virtuais
Público-alvo: Profissionais da área da saúde e afins
Investimento: 300,00 reais (12x)
Pagamento à vista no valor de R$ 3.250,00***

 
CRONOGRAMA
 

AULAS TEÓRICAS (PRESENCIAIS)
MóduloDataHorárioMódulos/ConteúdosPROFESSOR
 
 
 
 
 
13/04/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Abertura: Dr. Altair/Dra Stéphanie/Dra Marinilza.
Conferência de Abertura: Redes de Atenção à Saúde (Ms. Renata Fiuzza/ Dra Denise Silveira).
Desafios atuais no Mercado de Trabalho e Empreendedorismo (Dr. Altair Soares de Moura).
Profª. Renata Fiuzza
Profª. Denise Silveira
Dr. Altair Moura
 
14/04/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Marcos Históricos e Conceituais da Saúde Pública.
Desenvolvimento do conceito de saúde e doença.
Políticas de Saúde Pública em relação aos arranjos institucionais configurados no Brasil.
História das Políticas Públicas da Saúde e da Construção do SUS.
Profª. Marinilza Mota
 
 
 
 
11/05/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Saúde Pública e Processo Saúde-Doença I
Estudo da estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde.
Prof. Wallace
 
12/05/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa Científica I
Os caminhos da Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Bases do raciocínio científico, teoria, hipótese, dedução, indução, análise e síntese.
Profª. Simone Valéria
 
 
 
08/06/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Saúde da Família I
Caracterização da família brasileira na sociedade contemporânea. Os ciclos de vida e sua relação familiar.
Histórico do Saúde da Família.
Profª. Stéphanie
 
09/06/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Saúde da Família II
A Atenção Primária a Saúde no mundo e no Brasil.
Ferramentas do Cuidado primário.
Atenção Primária e Estratégia  Saúde da Família.
Diagnóstico Local de Saúde.
Profª. Stéphanie
 
 
 
13/07/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Saúde da Família III
Abordagem Familiar e Comunitária na Estratégia Saúde da Família.
Metodologia básica de atuação da equipe de SF na comunidade.
Principais portarias do  MS.
Programas Estruturantes no Saúde a Família.
Financiamento da Atenção Básica.
Profª Ms. Marinilza Mota
 
14/07/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa Científica II
Tipos de pesquisa. Projeto de Pesquisa. Fases da pesquisa. Redação de textos científicos.
Profª. Simone Valéria
 
 
 
10/08/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Saúde Pública e Processo Saúde-Doença II
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de método de apreensão do processo saúde-doença em instituições sociais.
Profª. Liliane
 
11/08/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Vigilância Sanitária e Ambiental I
Vigilância em Saúde: Concepção e Perspectivas no Sistema Único de Saúde.
Macro determinantes  da saúde.
A vigilância sanitária e ambiental no contexto da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família.
Prof. Ronilson
 
 
 
14/09/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Vigilância Epidemiológica I
Epidemiologia em Saúde Coletiva.
Epidemiologia e o Processo Saúde- Doença.
Aspectos Conceituais e Definição de epidemiologia.
Prof. Renê
 
15/09/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Vigilância Epidemiológica II
Doenças transmissíveis e não transmissíveis.
Vigilância epidemiológica.
Indicadores em saúde.
Sistemas de informação em saúde.
·
Prof. Ronilson
 
 
 
05/10/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Vigilância Sanitária e Ambiental II
A contribuição das ações de vigilância Sanitária e Ambiental na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Prof. Ronilson
 
06/10/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Saúde da Família IV
Classificação Familiar.
Atenção às condições agudas e crônicas.
Manejo das Famílias por ciclos de vida.
Humanização da Atenção a Saúde.
Profª Stéphanie
 
 
 
09/11/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Saúde  da Família V
A Gestão em Saúde na Estratégia Saúde da Família.
Panorama atual da Estratégia Saúde da Família no Brasil e seus resultados.
Profª Ms. Marinilza Mota
 
10/11/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Saúde Mental I
Construção histórica, política e cultural da doença mental no Brasil.
Modelo de atenção em saúde mental.
Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Profª. Neibson
 
 
 
07/12/2018
14 às 18h10
18h40 às 22h
Planejamento, Programação e Avaliação do Sistema de SaúdeProfª Marinilza
 
08/12/2018
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Sistemas de Informação em Saúde II
Monitoramento e avaliação em saúde no âmbito da atenção básica.
Profª Vanessa
 
 
10º
 
11/01/2019
14 às 18h10
18h40 às 22h
Equipe Multiprofissional em Saúde I
Organização do processo de trabalho na UBS numa visão multiprofissional e interdisciplinar.
Profª Vanessa
12/01/201908 às 12h20
13h30 às 16h30
Saúde Mental III
Atenção em saúde mental – o cuidado e a clínica.
Cuidado em saúde mental.
Matriciamento.
Profª. Eveline
 
 
11º
 
08/02/2019
14 às 18h10Saúde Mental IV
RAPS.
Legislação.
Prof. Nebson
 
09/02/2019
18h40 às 22hSaúde Pública e Processo Saúde-Doença
Gestão e Financiamento em Saúde em todos os níveis de atenção.
Profª. Marinilza
 
09/01/2019
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Equipe Multiprofissional em Saúde II
A intersetorialidade na gestão do cuidado.
Profª Vanessa
 
 
12º
 
08/03/2019
14 às 18h10
18h40 às 22h
Educação Permanente em saúde
Política Nacional de Educação permanente- PNEP
Prof Altair
 
09/03/2019
08 às 12h20
13h30 às 16h30
Promoção, Prevenção e Recuparação à Saúde
Humanização em Saúde- PNH.
Principais ferramentas.
Profª Stéphanie
 Total: 200h
ATIVIDADES VIRTUAIS (EAD)
MóduloDataHorárioMódulos/ConteúdosTUTOR
 
 
05/2018 a
02/2019
Disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF)Profª. Marinilza
 
05/2018 a
02/2019
Disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
Saúde BucalProfª. Marinilza
 
 
05/2018 a
02/2019
Disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
BioéticaProf. Wallace
 
 
05/2018 a
02/2019
Disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
Práticas em Saúde baseadas em Evidências CientíficasProfª. Stéphanie
 
 
05/2018 a
02/2019
Disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
Metodologia do Ensino SuperiorProfª. Stéphanie
 
 
05/2018 a
02/2019
De acordo com a disponibilidade do aluno
(conteúdo virtual)
Linhas Guia:
Saúde da Gestante, Adolescente e Criança;
Saúde da Mulher, do Adulto e do Idoso.
Profª. Vanessa
 Total: 60h
ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE PÚBLICAORIENTADORES
Previsão para os meses de agosto a novembro/2018De acordo com a disponibilidade do serviço eleito pelo pós-graduando·         Secretaria Municipal ou Regional de Saúde;
·         Vigilância Epidemiológica, Sanitária ou Ambiental;
·         Unidade Básica de Saúde da Família;
·         Centro de Referência à Assistência Social (CRAS);
·         Farmácia Básica ou Farmácia de Minas;
·         Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); ou
·         Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso.
Profª. Marinilza
Profª. Stéphanie
Dezembro/2018·         Elaboração do Relatório Final do EstágioProfª. Marinilza
Profª. Stéphanie
Fevereiro/2019·         Apresentação do Relatório Final do Estágio (Seminários Integrados)Profª. Marinilza
Profª. Stéphanie
 Total: 60h
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Previsão para entrega:
Fevereiro/2019
·         Elaboração de TCC no formato de artigo científico para submissão em revista especializada. 
 Total: 40h

Profa Ms. Stéphanie Quadros Tonelli/Profº Dr. Altair Soares de Moura/ Profª Ms. Marinilza Soares Mota Sales

EDUCAÇÃO:

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Mercado de trabalho:

Atuação no mercado de trabalho:
O egresso deste curso poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Duração: 8 meses

Carga horária: 400 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

Objetivo
Desenvolver competências referentes às dimensões cognitivas e pedagógicas do professor do ensino superior a partir da reflexão sobre o docente do século 21, do debate sobre experiências profissionais da pesquisa, da atualização de conteúdos e da vivência de práticas educacionais próprias para o ensino superior.

Mercado de trabalho:

Atuação no mercado de trabalho:
O egresso deste curso poderá atuar na docência para o ensino superior em componentes curriculares correlatos a sua área de formação, como um profissional crítico sobre seu papel na formação de profissionais, com domínio dos princípios de aprendizagem do ensino superior e das competências pedagógicas adequadas para atuação.

Duração: 8 meses

Carga horária: 400 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

OBJETIVO DO CURSO

O curso proporciona ao profissional da educação o aperfeiçoamento de conhecimentos relativos à organização do trabalho pedagógico da escola, em específico, na área de Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, por meio de reflexão sobre seus principais desafios da orientação, oferecendo subsídios teóricos que auxiliem os professores e pedagogos na reflexão e elaboração do projeto político pedagógico da escola. Além disso, amplia e promove também a atualização em legislação de ensino referente à Educação Básica e às diretrizes curriculares para o ensino fundamental, médio e educação infantil.

PÚBLICO ALVO

Professores e profissionais com o intuito de gestão escolar

Duração: 10 meses

Carga horária: 390 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

Objetivo geral: Qualificar, atualizar, aperfeiçoar e capacitar profissionais para atuarem como Inspetor Escolar, Supervisor e Orientador Educacional, com formação humanística e competência técnica específica da Gestão Escolar.

Objetivo específico:

– Instrumentalizar para qualificação de profissionais interessados nas funções de Orientação Educacional, Inspeção e Supervisão Escolar.

– Desenvolver competências administrativo-pedagógicas para a gestão democrática na implementação de políticas públicas de educação.

– Atualizar a prática pedagógica de profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar na área da gestão pedagógica.

– Propiciar a interação dos princípios teórico-práticos da Inspeção Escolar, Supervisão e Orientação Educacional favorecendo uma atuação dinâmica e competente dos profissionais, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Duração: 12 meses

Carga horária: 420 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

O curso de especialização em Psicopedagogia atende à demanda por esta formação profissional , ampliando as possibilidades de acesso ao conhecimento desta área com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É dirigido para o público interessado em se especializar nesta área, que possibilita tanto a atuação institucional, com consultoria e assessoria psicopedagógica à instituições , como no campo da clínica, dirigido para as terapias de aprendizagem, remediando ou potencializando os processos relacionados com o ato de aprender/ensinar.

Pautado nas diretrizes para a formação do psicopedagogo, emanadas da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Após a conclusão do curso, os especialistas em Psicopedagogia Clínica e Institucional terão subsídios para atuar em assessoria e consultoria psicopedagógica em escolas, empresas, instituições de saúde e também trabalhar em clínicas ou consultórios particulares como terapeutas da aprendizagem, além de habilitar para a docência no ensino superior.

Público ALVO:

Profissionais de Nível Superior, das diversas áreas do saber, interessados em adquirir conhecimentos e competência técnica em Psicopedagogia, que, por se tratar de um campo transdisciplinar, se enriquece com esta diversidade.

Duração: 8 meses

Carga horária: 390 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

O curso de pós-graduação “lato sensu” em Psicologia da Educação pretende formar profissionais da área da Educação (Pedagogos, Psico-pedagogos e Psicólogos para trabalharem com a disciplina PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, com vistas às demandas da sociedade e do sistema educacional brasileiro.Um curso de Especialização em Psicologia da Educação se justifica: devido a alta demanda de professores de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura; Integração de diferentes ações profissionais dentro do contexto e reais necessidades das práticas educacionais; Desenvolvimentos de projetos educacionais que visem ações interdisciplinares ; Reavaliação de estratégias de intervenção na educação; Desenvolvimento de pesquisas que busquem alternativas de intervenção para as dificuldades prementes do sistema educacional; Promoção de reflexões que fortaleçam a consciência critica desejáveis ao trabalho neste campo de atuação.

  1. OBJETIVOS::

GERAL: Formar professores para atuarem como docentes em nível de graduação e pós-graduação lato sensu.

ESPECIFICOS: Capacitar profissionais da área de educação e afins, por meio de referenciais teóricos para a utilização e o desenvolvimento de abordagens psicológicas na prática pedagógica docente do ensino superior.

             Incentivar a pesquisa no âmbito da Psicologia da Educação

Duração: 12 meses

Carga horária: 360  horas.

Modalidade de ensino: Presencial

Público ALVO

O profissional que  atua na área docente, bem como  coordenador de uma área específica,que compreende formação humana, entre outras.

O curso tem por objetivo promover a especialização do profissional do Ensino Religioso, proporcionando-lhe condições de reflexão e pesquisa sistemáticas acerca dos elementos constitutivos do fenômeno religioso, das tradições religiosas e dos processos pedagógicos sobre a educação religiosa na escola. Pretende provocar uma revisão da prática dos professores e de sua atuação comprometida e transformadora no meio em que está inserido.

Atuação:

O profissional de Ensino Religioso Escolar, pode atuar tanto no campo acadêmico, quanto na área de pesquisa e coordenação pedagógica pastoral.

Duração:  12 meses

Carga horária: 420 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

ENGENHARIA:

OBJETIVOS:

Formar projetistas na área de concreto armado e protendido que possam se inserir no mercado contemporâneo. Introduzir engenheiros na área de pesquisa tecnológica. Formar profissionais para projetar estruturas residenciais, comerciais, industriais, pontes, bibliotecas e outras construções civis com aptidão do uso de recursos computacionais e com o conhecimento profundo da teoria dos mecanismos e comportamento das estruturas de concreto. Formação de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento técnico do assunto e possam assim planejar e prever melhor a sua execução.

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros, Arquitetos, Geólogos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Estruturas de Concreto.

Duração: 24 meses

Carga horária: 480 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

Objetivo

Desenvolver a habilidade de lidar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), seu uso em sala de aula e no plano pedagógico, integrando a linguagem usual de uma sociedade da informação ao ambiente escolar.

Duração: 12 meses

Carga horária: 420 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

 

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA  INFORMAÇÃO

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) é um dos mais dinâmicos e competitivos. Há uma grande necessidade de profissionais com capacitação em níveis mais avançados e/ou especializados.

Público Alvo:

O curso aborda aspectos atuais do dinâmico mundo da informação. E é fundamental para engenheiros, tecnólogos, gestores de TI em empresas, desenvolvedores de software, empreendedores, produtores na área de tecnologia e demais profissionais graduados que querem se atualizar e ter contato com novas abordagens

Objetivos do curso:

O curso de GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO estuda, analisa e aprofunda conhecimentos necessários à produção, científica e tecnológica, integrando questões de naturezas diversas e atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, recursos humanos, fatores ambientais, logística, entre outras. O curso atende à necessidade de formação de profissionais para atuar no crescente mercado dos sistemas de informação, pois com as rápidas mudanças sociais e a integração com a tecnologia da informação, o mercado demanda ações rápidas de capacitação. Ainda mais quando a tecnologia da informação se apresenta conectada a outros campos como telecomunicações, sistemas industriais, sistema comerciais, etc. O profissional dessa área deve buscar um constante aprimoramento, então, um curso de especialização em sintonia com as novas demandas e com a visão para a formação de profissionais com alta capacitação traz uma resposta aos anseios sociais nesse nicho de mercado.

Duração: 10 meses

Carga horária: 400 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI) é um dos mais dinâmicos e competitivos. Há uma grande necessidade de profissionais com capacitação em níveis mais avançados e/ou especializados.

Público Alvo:

O curso aborda aspectos atuais do dinâmico mundo da informação. E é fundamental para engenheiros, tecnólogos, gestores de TI em empresas, desenvolvedores de software, empreendedores, produtores na área de tecnologia e demais profissionais graduados que querem se atualizar e ter contato com novas abordagens

Objetivos do curso:

O curso de GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO estuda, analisa e aprofunda conhecimentos necessários à produção, científica e tecnológica, integrando questões de naturezas diversas e atentando para critérios de qualidade, eficiência, custos, recursos humanos, fatores ambientais, logística, entre outras. O curso atende à necessidade de formação de profissionais para atuar no crescente mercado dos sistemas de informação, pois com as rápidas mudanças sociais e a integração com a tecnologia da informação, o mercado demanda ações rápidas de capacitação. Ainda mais quando a tecnologia da informação se apresenta conectada a outros campos como telecomunicações, sistemas industriais, sistema comerciais, etc. O profissional dessa área deve buscar um constante aprimoramento, então, um curso de especialização em sintonia com as novas demandas e com a visão para a formação de profissionais com alta capacitação traz uma resposta aos anseios sociais nesse nicho de mercado.

Duração: 10 meses

Carga horária: 400 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

EDUCAÇÃO FÍSICA:

O curso de “Musculação e Personal Training” tem como objetivo capacitar Professores de Educação Física para a tomada de decisões, no exercício de suas funções, possibilitando uma atuação de forma competitiva em um mundo globalizado, proporcionando condições para que o Personal Trainer desenvolva a capacidade de observação, questionamento, seleção, planejamento, análise e aplicação científica do ensino das atividades relacionadas à sua atuação profissional.

Duração: 8 meses

Carga horária: 390 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

O curso visa refletir, aprofundar e ampliar os conhecimentos pedagógicos teórico-práticos dos conteúdos da cultura corporal do movimento, proporcionando um relacionamento dos conteúdos programáticos da área com as práticas didáticas e de avalição, elevando o padrão de competência técnico-científico-filosófico-profissional dos professores de Educação Física na área de Educação Física Escolar, proporcionando condições para que o docente amplie a capacidade de observação, questionamento, seleção, planejamento, análise e aplicação científica e cultural do ensino das atividades relacionadas a Educação Física Escolar. Também visa instrumentalizar o professor na elaboração de pesquisa na área de Educação Física Escolar.

Duração: 12 meses

Carga horária: 420 horas.

Modalidade de ensino: Presencial

O curso de Pós-Graduação em Educação Física com Ênfase em Inclusão de Pessoas com Deficiência tem o objetivo de qualificar docentes da área de Educação Física, embasados em conhecimentos próprios da área, proporcionando discussões sobre aspectos relevantes da prática pedagógica da aprendizagem, das políticas publicas da educação, saúde, esporte, lazer e da pesquisa em Educação Física;

Subsidiar a construção de uma Educação Interdisciplinar, com base na análise crítica das várias dimensões que subjazem à cultura organizacional;

Especializar profissionais de Educação Física, proporcionando-lhes referências teórico-metodológicas que possibilitem análise da ação pedagógica, visando à superação de uma pedagogia articuladora do contexto histórico-cultural, além de capacitar para o ensino superior.

Especializar profissionais através de uma abordagem lúdico-criativa

Duração: 8 meses

Carga horária: 360 horas.

Modalidade de ensino: Presencial